Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Sesc Pantanal e Swissnex criam programa inédito de ciência e inovação que conecta Brasil e Suíça

17/05/2021
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal e a Swissnex criaram um programa inédito de ciência e inovação que conecta a Suíça e o Brasil. O objetivo é incentivar a vinda de pesquisadores, estudantes e startups suíças ao Pantanal de Mato Grosso para a produção de conhecimento e desenvolvimento de projetos inovadores.

Presente em algumas das regiões mais inovadoras do mundo, a Swissnex forma uma rede global que conecta pessoas e instituições em educação, pesquisa e inovação com a missão de apoiar o alcance e o engajamento ativo de parceiros no intercâmbio internacional de conhecimento, ideias e talento.

"O programa vai funcionar como um intercâmbio, com acampamentos científicos, escolas de verão, cursos de campo e visitas de estudo no Pantanal de Mato Grosso. Ou seja, é uma grande oportunidade de apresentar o bioma para o mundo, especialmente para a Europa", explica a superintendente do Sesc Pantanal, Christiane Caetano.

Representantes da rede global, que é a extensão da Secretaria de Educação, Pesquisa e Inovação do país europeu, Leonardo Machado, CEO ad interim da Swissnex e Pedro Capra, Gerente de Projetos e Relações Acadêmicas da Swissnex, conheceram as unidades do Sesc Pantanal para dar início a elaboração de funcionamento do programa.

Criado há 24 anos para promover a educação ambiental, a conservação da natureza, o turismo responsável, a pesquisa científica e a ação social no Pantanal de Mato Grosso, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal é formado por cinco unidades no Pantanal e no Cerrado mato-grossense.

Em Poconé, que é o principal destino turístico do Pantanal, estão o Hotel Sesc Porto Cercado (turismo responsável e educação ambiental), o Parque Sesc Baía das Pedras (turismo responsável, educação ambiental, conservação da natureza e pesquisa científica) e o Sesc Poconé (ação social e educação ambiental).

Em Barão de Melgaço, também no Pantanal, fica a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do país, a RPPN Sesc Pantanal, com 108 mil hectares (conservação da natureza, pesquisa científica e turismo responsável). No Cerrado, o Parque Sesc Serra Azul (conservação da natureza, turismo responsável e pesquisa científica) completa as unidades que atuam conectadas.

Outras Notícias

Mais Notícias