Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

BOLETIM Operação Pantanal II 13/08

13/08/2020
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal

Nesta quarta-feira, 12.08, em continuidade à Operação Pantanal II, sob coordenação do Centro Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (CIMAN-MT), o Batalhão de Emergências Ambientais do CBMMT operacionalizou as atividades desenvolvidas na região. Segundo dados do (CIMAN-MT), até o momento 1.816.060 milhão de litros de água já foram utilizados no combate, sendo 144 mil litros somente neste dia. A base da operação, que reúne 124 pessoas, está instalada no Parque Sesc Baía das Pedras, unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, em Poconé.

Desde o início da manhã, após briefing operacional , as equipes foram lançadas no terreno, e, por volta das 10h00, a intensidade do vento fez com que o incêndio ultrapasse o rio cuiaba, ameaçando a casa de um pantaneiro, ponto turístico da região. De forma precisa e imediata as 02 equipes de operações aéreas de incêndios florestais do CBMMT foram acionadas, em conjunto com 03 equipes terrestres, sendo que que foram infiltradas por embarcação e pelo helicóptero Black Hawk H-60 da FAB, a fim de evitar que a casa de palha do Seu Dito Verde, um pantaneiro que vive há mais de 50 anos e que caracteriza-se como patrimônio histórico da região, fosse consumida pelas chamas. A linha de fogo avançava de maneira intensa e o combate foi extremamente difícil, pois as aeronaves adentravam em meio à fumaça, sob altas temperaturas, e alijavam água na cabeça do fogo e sobre a casa de palha, estratégia essa que possibilitava que as equipes terrestres pudessem avançar no combate terrestre. Devido à essas fundamentais ações estratégicas, conseguiu-se quebrar a intensidade da linha de fogo, preservando assim a casa de palha de cunho histórico.

As linhas de fogo que ameaçavam o Santuários das Araras foram também foram extintas pelas equipes terrestres, por meio do combate direto, preservando assim a rica fauna da região pantaneira.

As 04 equipes terrestres deslocadas para a região do PIXAIM - TRANSPANTANEIRA, continuam atuando na região na confecção de aceiros, aguardando a janela de oportunidade para implementar a técnica de contra-fogo.

Ao final do dia, foi realizada a retirada dos brigadistas do Posto de Preservação Ambiental São Luis por meio da aeronave Cougar UH-15 da Marinha do Brasil, sendo infiltrados para a região da Fazenda São Francisco, com o objetivo de realizarem aceiros para o combate.

Além do lançamento de água, a aeronave do CBMMT ajudou a traçar novas estratégias de combate, devido às variáveis como vento e temperatura mudarem constantemente na região.

No final do dia, os representantes das instituições realizaram o debriefing, analisaram as imagens do sobrevoo, mapas operacionais e definiram as estratégias para o dia seguinte.

O helicóptero Super Cougar da Marinha fez um transporte de tropa para da Fazenda São Luis para a Fazenda São Francisco e para a região nordeste do Sesc Pantanal juntamente com o Black Hawk da FAB

A operação é resultado da ação conjunta entre Governo de Mato Grosso, Forças Armadas, IBAMA, Governo de Mato Grosso do Sul e o polo Socioambiental Sesc Pantanal.
A estimativa da área total queimada é de 195 mil hectares.
Recursos utilizados nesta terça-feira:
Públicos:
- 01 Aeronave de Combate a Incêndio do CBMMT
- 01 Helicóptero Super Cougar da Marinha Brasileira
- 01 Helicóptero Black Hawk da FAB
- 02 Camionetes do CBMMT
- 01 Van do CBMMT
- 01 Caminhão ATC do CBMMT
- 01 Ônibus do CBMMT
- 02 quadriciclos
- 03 Pás carregadeiras da SEMA
- 38 militares do CBMMT
- 12 militares do CBMMS
- 08 militares da FAB
- 23 militares da Marinha
- Diversos materiais, equipamentos e ferramentas de combate a incêndios florestais

Privados:
- 01 aeronave do Sesc Pantanal
- 03 Camionetes do Sesc Pantanal
- 04 Caminhões Pipa
- 03 Tratores Pipas
- 01 Van
- 01 Microonibus
- 02 Quadriciclo
- 02 Pás carregadeiras
- 02 tratores da fazenda São José
- 06 máquinas diversas de proprietários rurais
- 39 funcionários do Sesc Pantanal
- 04 funcionários da UFMT.

Outras Notícias

Mais Notícias