Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Arraiá Sustentável do Sesc Pantanal vira game para unir e divertir famílias durante a pandemia

30/06/2020
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal


O tradicional Arraiá do Sesc Poconé, unidade do polo socioambiental Sesc Pantanal, virou um divertido game neste ano, em que o digital é o meio pelo qual as pessoas podem estar juntas e celebrar. As famílias se uniram para preparar receitas, decorar a casa e se vestir a caráter na gincana que reuniu oito equipes. Crianças e adultos também mostraram a criatividade para criar paródias, com mensagens de alerta sobre a importância da prevenção diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

A professora Carla Nunes Trevisan, 34 anos, conta que a gincana proporcionou a união familiar ao engajar todos num mesmo objetivo. “Proporcionamos memórias e vivências, principalmente para as crianças. Agradeço a iniciativa neste tempo de pandemia, pois nos fez esquecer um pouco tudo isso que estamos passando”, conta.

Carla decidiu participar da gincana para fazer atividades diferenciadas com a filha. “As crianças nesta pandemia estão totalmente isoladas e, por alguns momentos, apresentando quadro de tristeza e choro recorrente. A gincana agiu como uma válvula de escape do stress do momento”, destaca.

A equipe vencedora é da também professora Juliana Moraina. Junto com o marido Alcides e as filhas Alice e Vitória, eles mostraram todo o talento da família no game. “Precisávamos sair um pouco da rotina, fazer algo diferente e que nos trouxesse alegria nessa quarentena. Foi gratificante e muito prazeroso participar, pois minhas filhas se divertiram muito e nós também. O formato de game é maravilhoso e muito divertido. O que trazemos de bom dessa experiência é que, mesmo diante desse cenário crítico, existem muito mais motivos para sermos felizes”, ressaltou. A equipe campeã ganhou uma cesta com produtos sustentáveis.

O analista de lazer do Sesc Poconé, Roney Assis, diz que a proposta de gameficar o Arraiá foi com o intuito de estimular a interação e união das pessoas em seus lares. “Assim, também foi possível socializar, mesmo que virtualmente, de uma forma divertida e envolvente para amenizar as angústias deste momento pandêmico que nos afasta. As festas juninas são tão presentes em nosso calendário que os participantes nos deram aulas revivendo as delícias e alegrias de um Arraiá, por meio do jogo”, completa.

O game

O game aconteceu entre os dias 25 e 29 de junho. Na primeira tarefa, as equipes tinham o desafio de preparar uma comida típica de Arraiá e apresenta-la em vídeo, descrevendo a receita, o modo de preparo e degustando o prato. Na tarefa dois, as equipes tinham que estar caracterizadas para gravar um vídeo apresentando um ambiente decorado com o tema caipira, tradicional das festas juninas no Brasil.

No terceiro dia, o desafio era gravar uma paródia musical, poesia ou música tradicional relacionada à festa junina e ao contexto atual marcado pela pandemia do novo coronavírus. Na última tarefa, as equipes elaboraram uma quadrilha utilizando itens das ações anteriores - vestimentas, comida, música e decoração.

Outras Notícias

Mais Notícias