Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

CineSesc exibe filmes gratuitos sobre conflitos territoriais em Poconé

09/04/2019
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal


Desigualdades sociais, ganância, especulação imobiliária e o desrespeito por populações tradicionais e históricas são as temáticas dos filmes exibidos nesta semana (09 a 11/04), durante a “Mostra Territórios Hostis”, que integra o projeto nacional CineSesc. Os longas “Era o Hotel Cambridge”, “O Futuro Perfeito” e “Fátima” começam sempre às 18h, com entrada gratuita, no Sesc Poconé. A classificação é a partir de 10 anos.

De acordo com a chefe do Núcleo de Programas Sociais do Sesc Poconé, Carolina Barros, a escolha dos filmes evidencia o quanto a questão do território não é só um fenômeno brasileiro. “O filme é uma maneira de refletir sobre este tema que, direta ou indiretamente, faz parte da vida das pessoas e dos locais onde vivem”, destaca.

Até o fim desse ano, o CineSesc levará ao público mais seis mostras temáticas: “Terror Giallo Italiano”, “Corpos Elétricos”, “Arte e seu Enleio”, “Hong Sang-Soo”, “A História de Três Américas”, “A Família vai Bem, Obrigado”. Confira aqui a programação completa do Sesc Poconé, em abril.

CineSesc

O CineSesc é um dos maiores circuitos de exibição de filmes no país. A iniciativa promove a circulação, difusão e o acesso a produções cinematográficas nacionais e internacionais. Apresenta obras com formas narrativas impactantes e que trazem reflexões sobre relevantes questões sociais, sempre alinhadas com os princípios sociais que movem a Instituição, incentivando o debate em torno do cinema brasileiro e internacional, comercial ou independente, em um eixo educativo, artístico e cultural. Nessa perspectiva, o projeto propõe um recorte temático, com filmes que abordam assuntos sociais relevantes. Em mais de uma década, cerca de três milhões de pessoas foram beneficiadas pelo projeto.

Sinopse

Era o Hotel Cambridge | 09/04 | Classificação 12 anos
Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.

O Futuro Perfeito | 10/04 | Classificação 12 anos
Xiaobin, é uma jovem chinesa de 17 anos que está perdida em um mundo novo. Após se mudar para a Argentina sem falar nenhuma palavra em espanhol, ela busca um rumo para seu futuro. Poucos dias depois de sua chegada, novos caminhos já vinham sendo traçados: ela já tinha um novo nome, Beatriz, e um emprego em um supermercado chinês. Ao se matricular em uma escola de línguas, a jovem vai aos poucos aprendendo novas palavras, ao mesmo tempo em que seu futuro é delineado.

Fatima | 11/4 | Classificação 10 anos
Fatima cria sozinha as duas filhas: Souad, de 15 anos, adolescente rebelde; e Nesrine, de 18 anos, começando os estudos de medicina. Ela não fala bem francês, o que frustra sua comunicação com as filhas, mas ainda assim ambas são a razão para que ela siga em frente. Um dia, em seu emprego como empregada doméstica, ela cai de uma escada. Convalescendo, escreve em árabe tudo o que nunca conseguiu dizer as filhas em francês.

Sesc Poconé

A unidade, que integra o Sesc Pantanal, polo socioambiental do Departamento Nacional do Sesc, tem como objetivo a promoção da valorização da cultura, da qualidade de vida e fortalecimento da cidadania junto à comunidade local. Está localizada na Avenida Generoso Ponce, na entrada da Rodovia Transpantaneira, Centro de Poconé.

Outras Notícias

Mais Notícias