Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institucional

Notícias

Moradores de Poconé constroem praça comunitária

27/06/2019
Fonte: Sesc Pantanal
Foto: Sesc Pantanal

Cerca de 100 moradores do bairro Jurumirim, região periférica do município de Poconé, distante 100km de Cuiabá, participam do projeto social Sesc Com Unidade, realizado pelo Sesc Pantanal. Após diversas reuniões com a comunidade local, os moradores apontaram a necessidade de um espaço de lazer na região. A assistente social do Sesc, Lidevina Pantarolo, explica que o principal objetivo do projeto que terá continuidade em outras regiões do pantanal mato-grossense, é envolver os moradores, de modo que a própria comunidade seja protagonista de uma ação transformadora. "O desafio do projeto é promover o desenvolvimento local, fortalecendo as pessoas através de ações com conteúdo transformador, de modo que a mudança ocorra por meio de uma participação efetiva da própria comunidade", explica.

O bairro Jurumirim possui cerca de 430 moradores e a localidade foi escolhida para a construção da praça Oscarina Frozina, após informações ouvidas a partir dos próprios moradores. A assistente social do Sesc Pantanal conta que, em visitas ao bairro, foram coletadas informações importantes. "As pessoas disseram que no bairro existem muitas crianças e as famílias estão preocupadas com a violência. Os pais nos falaram dos desafios de criar os filhos em meio a uma realidade cheia de privações. A construção da praça, envolvendo toda a comunidade, independentemente da idade, trouxe uma nova perspectiva aos moradores", comemora Lidevina.

A construção da praça contou com voluntários, jovens, idosos e crianças, moradores do bairro e de regiões vizinhas, além de outros parceiros, como a entidade filantrópica Casa da Sopa e a Escola Estadual Maria Helena de Araújo, que cederam espaço para reuniões e refeições para quem estava trabalhando na obra. O coletivo MOTIRÔ, que é o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso, também atuou oferecendo diversas oficinas à comunidade, além de assessoria técnica na planta da praça.

Diversas oficinas foram ministradas aos voluntários, entre elas, a de marcenaria, de páletes e de plantio de árvores. Cerca de 60 mudas de plantas frutíferas e ornamentais típicas do cerrado e pantanal foram doadas pela Empaer para o projeto. Durante 9 meses, moradores do Jurumirim, voluntários e parceiros se mobilizaram uma vez por mês, para unir forças na construção da praça. O local da obra foi cedido por uma associação de empresários. Boa parte do material utilizado na construção é fruto de doações. "O interessante foi que a comunidade abraçou o projeto. Foi em busca de materiais e ainda colocou a mão na massa. Muitos brinquedos do parquinho, por exemplo, foram feitos com pneus reciclados que os próprios moradores conseguiram. A arquibancada foi toda feita a partir de páletes. Tudo isso é uma conquista para eles", enfatiza Lidevina.

A praça comunitária já está pronta e será inaugurada oficialmente dia 06/01. Apesar disso, os moradores já utilizam o espaço social de lazer. Dona Dulce Laurença da Silva que é cozinheira e mora há 42 anos na região, comemora. "Fico muito orgulhosa de ver o que a comunidade conseguiu unindo as forças. Nosso bairro é muito carente e antes da praça só tinha o espaço vazio. Agora, além do campo, dos brinquedos e da arquibancada, tem a pista de caminhada. Manter esse espaço assim é uma responsabilidade de todos nós", diz a moradora.

A Chefe de Núcleo de Programas Sociais do Sesc Poconé, Carolina Barros, diz que o Sesc Com Unidade é uma iniciativa que gera o engajamento e promove a transformação social por meio do trabalho em equipe. "Sabemos que a praça será muito bem utilizada e cuidada pela população. Inserir o cidadão nesse processo de transformação é essencial e promover isso através de ações contínuas, como é o caso do projeto Sesc Com Unidade, é um compromisso do Sesc Pantanal", diz.
Sesc Poconé – A unidade integra o Sesc Pantanal e tem como objetivo a promoção da valorização da cultura, da qualidade de vida e fortalecimento da cidadania junto à comunidade local. A unidade está localizada na Avenida Generoso Ponce, na entrada da Rodovia Transpantaneira, no Centro do município. O trabalho do Sesc Poconé alcança também as populações da cidade vizinha, Barão de Melgaço, atuando tanto na sede do município quanto nos vilarejos dispersos pelo Pantanal com a realização de projetos nos campos da educação, lazer, saúde, cultura e assistência.

Outras Notícias

Mais Notícias