Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institutional

Notícias

Engajamento social pauta desenvolvimento de Cidades Sustentáveis

30/06/2017
Fonte: Comunicação
Foto: Divulgação

>>> Estratégias debatidas em Seminário destacam protagonismo do cidadão

Ética, educação ambiental, resgate e valorização da identidade cultural. Princípios básicos para construção de uma cidade sustentável. É possível? Profissionais das áreas de educação ambiental, arquitetura e urbanismo, apresentaram soluções concretas de integração entre o homem e natureza, durante o Seminário Cidades Sustentáveis. Realizado pelo Sesc Pantanal, na Unidade de Poconé, o encontro, inédito, mobilizou estudantes universitários, gestores públicos, formadores de opinião e munícipes que prestigiaram e participaram do importante debate voltado à sustentabilidade.

De acordo com o doutor Daniel Fonseca Andrade, especialista nas temáticas de Gestão, Políticas Públicas e Educação Ambiental, o desenvolvimento estratégico de cidades sustentáveis tem como pilar o fomento ao pensamento reflexivo, fortalecimento e engajamento do cidadão. “Diante do uso insensível dos recursos naturais, a sensibilização, participação e envolvimento deste cidadão no processo de formação de consciência crítica é fundamental para construção de uma sociedade mais sustentável”, destacou.

O protagonismo do cidadão na construção de um ambiente urbano ordenado, conforme explica Eduardo Chiletto, vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT), está associado a políticas públicas integradas à conversação do patrimônio cultural e sua interação com o meio ambiente. “A concepção de um Plano Diretor Municipal, com diretrizes e metas traçadas pela população é um importante vetor em prol da sustentabilidade nos municípios. Devemos pensar em uma cidade que dialogue com esse Pantanal, propor essa interação de maneira harmônica”, pontuou o arquiteto e urbanista.

Além do engajamento social do cidadão, o permacultor Antonio Zaeyk, um dos percursores da bioconstrução no país, destacou o papel de agentes financiadores no apoio e desenvolvimento de novas tecnologias empreendidas na construção de uma cidade mais limpa e agradável de se viver. Zaeyk discorreu sobre a viabilidade de projetos sustentáveis, desde que estejam alinhados a técnica correta e em conformidade com legislação vigente. “As oportunidades para o desenvolvimento destas tecnologias estão disponíveis para serem criadas. Devemos pensar nesta cidade, genuinamente pantaneira, voltada para o futuro. Devemos trazer o Pantanal para dentro desta cidade”, enfatizou.

O Seminário Cidade Sustentável integrou as atividades realizadas pelo Sesc Pantanal ao durante o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), sendo parte das comemorações dos 20 anos de atuação do Sesc no Pantanal. O Sesc dispõe de diversas iniciativas voltadas à causa ambiental, atuando em várias frentes de conservação da biodiversidade e da educação ambiental.

Outras Notícias

Mais Notícias