Logo - Sesc Pantanal Estância Ecológica

Institutional

Notícias

Conselho Consultivo da RPPN Sesc Pantanal toma posse

03/04/2017
Fonte: Comunicação
Foto: Jeferson Prado

No dia 30/3/2017 foi realizado no Hotel Sesc Porto Cercado a 14ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Sesc Pantanal. Durante o evento, o novo conselho (2017-2019) tomou posse e acompanhou apresentações sobre o trabalho realizado pelo Sesc na região e as pesquisas em andamento dentro da reserva.

“O Sesc Pantanal é uma iniciativa emblemática do Sesc. São 20 anos de um trabalho consolidado de conservação da natureza, pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico. O novo conselho que está tomando posse agora vai ser fundamental nessa fase em que estamos criando novos olhares e perspectivas para o polo de ação socioambiental do Sesc.”, explicou Christiane Caetano, Supervisora do Sesc Pantanal e presidente do conselho consultivo. Também estive presente na cerimônia Carlos Artexes Simões, Diretor Geral do Departamento Nacional do Sesc.

A função do conselho é contribuir efetivamente para a melhoria constante da gestão da RPPN Sesc Pantanal, por meio de reuniões periódicas em que serão discutidos assuntos de interesse da instituição e da sociedade em geral. São membros do conselho, além da Christiane Caetano, Celso Funcia Lemme (UFRJ), Luiz Flamarion (Museu Nacional/ UFRJ) e Sueli Furlan (USP) – estes três, membros do Comitê Científico – e Fernando Francisco Xavier (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Paulo Teixeira de Souza Junior (Instituto Nacional de Ciência em Tecnologia de Áreas Úmidas), Alexandra Soares (Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso), Laércio Souza (Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural), Débora Karla Silvestre Marques (EMBRAPA Pantanal) e Júlio César Sampaio (WWF Brasil).

A RPPN Sesc Pantanal
O Polo Sesc Pantanal tem a Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Sesc Pantanal como sua principal Unidade de atuação. É uma importante iniciativa do Sesc participando da política nacional de conservação da biodiversidade, ao proteger significativa parcela do Pantanal. Com uma área total conservada de cerca de 108 mil hectares, no município de Barão de Melgaço - no meio do pantanal mato-grossense -, a RPPN Sesc Pantanal é maior RPPN do Brasil sendo designada internacionalmente como Sítio Ramsar e Núcleo da Reserva da Biosfera - UNESCO.

Criada há 20 anos a partir de antigas fazendas de gado, fez ressurgir na região espécies diversas e raras da fauna e da flora, além de solo fértil. O local já recebeu dezenas de projetos de pesquisas provenientes de quase 50 instituições do Brasil e do exterior, contribuindo na formação acadêmica de mais de 170 pesquisadores. Todo este trabalho já resultou em mais de 130 publicações científicas e 10 livros da Coleção Conhecendo o Pantanal. Entre os diversos benefícios já percebidos para a região está o aumento da população de araras azuis, em 1998, as primeiras pesquisas constataram 18 desses pássaros na região da RPPN, hoje são 450.

Outras Notícias

Mais Notícias